Santa Rita do Sapucaí – MG / Relatório dos trabalhos do Conselho Municipal de Saúde (Gestão 2017 – 2019)

AGRADECIMENTO AOS AMIGOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG.

Foi um privilégio estar ao lado pessoas tão maravilhosas como vocês do Conselho Municipal de Saúde Gestão (2017/2019). Agradeço pelo carinho que vocês sempre me receberam nas reuniões.

Os verdadeiros amigos são aqueles que aparecem em nossas vidas e se eternizam.

Desejo a todos que integraram o Conselho Municipal de Saúde Gestão (2017/2019), que vocês recebam em dobro toda a amizade e carinho conquistados nestes dois anos.

Foram dois anos de aprendizado, e deixo tanto para os ex conselheiros, como para os novos, que acabaram de assumir na X Conferência Municipal de Saúde, O Conselho Municipal de Saúde Gestão (2019/2021) vibrações de paz e amor.

Agradecimento especial a Magno que sempre atencioso e competente, jamais deixou dúvidas, e ao nobre amigo Luiz, que me ajudou muito, e saibam que sempre poderão contar comigo.

Sucesso e continuem este brilhante trabalho em prol da saúde de Santa Rita do Sapucaí.

Professor: Gabriel Ângelo Oliveira

Conselheiro Municipal da Saúde (Gestão 2017/2019)



Conselho Municipal de Saúde

Santa Rita do Sapucaí MG

Instituído pela Lei Municipal nº 2.015/91, de 4 de dezembro de 1991

Reestruturado pela Lei Municipal nº 4.711/2013 de 6 de novembro de 2013


X Conferência Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí

Democracia e Saúde

Relatório dos trabalhos do Conselho Municipal de Saúde

(Gestão 2017/2019)


INTRODUÇÃO.

O atual Conselho Municipal de Saúde foi eleito na IX Conferência Municipal de Saúde em 3 de agosto de 2017. E foi empossado em reunião extraordinária ocorrida em 12 de outubro de 2017.

Entre setembro de 2017 e agosto de 2019, o atual conselho realizou 20 reuniões ordinárias e 03 reuniões extraordinárias.  Neste período, foram aprovadas 34 resoluções.

ASPECTOS DE DESTAQUE NA ATUAÇÃO DO CONSELHO


Dentre os aspectos negativos da atuação do Conselho neste período destacamos:

  • O excesso de faltas de muitos conselheiros.
  • A não realização das reuniões ordinárias de dezembro/2017 maio, e dezembro de 2018 e fevereiro/2019, por falta de quórum.

Quanto ao excesso de faltas dos conselheiros, a Presidência do Conselho fez todo esforço fez todo o esforço possível para evitá-las. Apesar disso, infelizmente este continua sendo o principal problema que afeta os trabalhos do Conselho.

Destacamos a continuidade dos seguintes aspectos positivos do período de 2015/2019

  • Reuniões sempre abertas à participação da população, dando a voz a todos os interessados.
  • O Conselho sempre procurando dar respostas para todas as reclamações e questionamentos levantados na reuniões.
  • A comunicação entre os conselheiros por meio do grupo de WhatsApp facilitando a divulgação das pautas das reuniões e a troca de informações entre os conselheiros.
  • Audiências Públicas de prestação de contas quadrimestrais tornando mais transparentes as informações sobre os gastos com Saúde no município.
  • Aprovação com agilidade e a ampla discussão, dos relatórios e planos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Destacamos também os seguintes aspectos positivos de 2017/2019

  • Aprovação da “Carteira de Serviços de atenção Primária à Saúde” que apresenta todas as informações relevantes sobre a Atenção Primária à Saúde no Município.
  • Discussão e votação da Programação Anual de Saúde com maior antecedência.
  • Acompanhamento dos dados que geram o Relatório Anual da Gestão (RAG) ao longo do ano, facilitando a discussão desta questão e evitando que a (RAG) seja votada as “pressas” no início do ano.
  • Realização de exposições da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde sobre o fluxograma do funcionamento e do atendimento de todas as Unidades de Saúde do Município, para que os conselheiros pudessem conhecer melhor o sistema.
  • Apresentação e discussão do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), com os dados sobre o a produção de ações e serviços da Secretaria Municipal de Saúde, nas Audiências Públicas Quadrimestrais, conforme determina a legislação do SUS.
  • Aprovação com a devida discussão e agilidade dos projetos enviados pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar, ajustes nas regras de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), definição de regras para distribuição dos “leites especiais” pelo Município e educação permanente em Saúde.
  • Cobrança permanente dos conselheiros para que a istração Municipal melhore a estrutura física das unidades de saúde, inclusive com relação à ibilidade dos usuários.
  • Aprovação, com a devida discussão e agilidade de todos os projetos e ações a istração Municipal solicitou para receber ou utilizar verbas do governo, ou para realizar qualquer melhoria no atendimento à população.
  • Realização de reuniões preparatórias para X Conferência, por segmentos (Trabalhadores do SUS, usuários do SUS, Governo Municipal e Prestadores do SUS), para ampliar a discussão dos eixos temáticos da X Conferência e facilitar a participação de um maior número de pessoas nestas discussões.

CONCLUSÃO:

Cremos que a atual gestão do Conselho Municipal de Saúde encerra seus trabalhos com saldo positivo, apesar das dificuldades relacionadas a frequência dos conselheiros. Percebe-se que o Conselho tem, cada vez mais se preocupado em discutir com transparência as propostas e os problemas levados à sua análise, evitando tornar-se apenas um “aprovador de decisões” da istração Municipal.


Santa Rita do Sapucaí, 29 de agosto de 2019.

Magno Magalhães Pinto 

Presidente do Conselho Municipal de Saúde


 

RELATÓRIO

 

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar