E NOSSO GRUPO NO WHASTAPP
https://chat.whatsapp.com/J1sfcX6gPMXDztkAeLZTZI
Publicação: Prof. Gabriel
Info: Fernando Lima
INDEPENDÊNCIA ⚔️
Imagine se Pouso Alegre e cidades da região “declarassem independência”, criassem um novo estado e nossa cidade se transformasse em capital ? Sim, essa ideia já existiu! Um movimento separatista já sugeriu o desmembramento de Minas Gerais e a criação do ESTADO DA MANTIQUEIRA, onde Pouso Alegre seria a capital.
O dia de hoje marca um acontecimento muito importante para a história do nosso país. Em 1822, foi decretado a Independência do Brasil, ou seja, o Brasil ou a ser independente e deixou de ser uma colônia de Portugal. Conquistando sua autonomia, reforçando sua soberania como Estado e construindo sua história de forma livre e independente.
Após 1822, o Brasil foi repartido em diversas províncias, “rascunhos” do que viriam a ser os futuros estados. Rolaram grandes mudanças no mapa após a Proclamação da República, em 1889, como a própria adoção da palavra estado para nomear as porções do território. A partir de 1960, ano da inauguração de Brasília, rolaram as últimas mexidas que deixaram o Brasil com a cara que tem hoje, com seus 26 estados mais o Distrito Federal.
Em 1979, o Jornal A Gazeta de Pouso Alegre, enfocou em sua manchete, a ideia de se criar um novo estado com o desmembramento de Minas Gerais. Os argumentos eram diversos, desde a grande distância da capital Belo Horizonte, até mesmo interesses econômicos e também políticos. O mapa sugeria o desenho do novo Estado da Mantiqueira, que também poderia ser chamado Minas Gerais do Sul. Devido a posição geográfica, no centro do mapa, seria Pouso Alegre a capital.
A ideia de criação de novos estados sempre existiu na história do Brasil. Seria necessário a tramitação de projetos nas comissões do Congresso e convocado plebiscitos para que os habitantes decidissem sim ou não a divisão de seu território em novos estados. Nos últimos 20 anos foram protocolados diversos projetos na Câmara sugerindo que fossem ao menos 40 estados e territórios brasileiros, e não apenas 26. A ideia mobiliza parlamentares favoráveis e contrários de recortar ainda mais o território brasileiro.
Defensores do desmembramento dos estados brasileiros, cita o caso do Tocantins, que foi separado de Goiás pela Constituição de 1988, como um exemplo de sucesso que poderia se repetir. A grande distância das capitais e os consequentes problemas de desenvolvimento de regiões longínquas são as principais justificativas para a divisão de grandes Estados brasileiros. Mas há propostas também baseadas nas diferenças culturais históricas dentro de uma mesma unidade da federação.
Nos últimos anos, chegaram várias propostas ao Congresso para a criação de novos estados e territórios no país, sendo que muitas ainda estão em curso como a criação do Estado de Minas do Norte e Estado do Triângulo.
E você, o que acha da criação do estado da Mantiqueira e Pouso Alegre ser a capital?
E NOSSO GRUPO NO WHASTAPP
https://chat.whatsapp.com/J1sfcX6gPMXDztkAeLZTZI
Deixe um comentário