Girando no Vale – Notícias, 22 de março de 2023.
Atualizado às 12h 00m 08 s do dia 23 de março de 2023.
O município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, onde na Câmara Municipal, na 8ª Reunião Ordinária , realizada na noite do dia (21) terça-feira, por 11 votos favoráveis e 1 contra, os vereadores aprovaram a ZONA AZUL com estacionamento rotativo pago em vias definidas na cidade.
A medida visa atender a “necessidade de se assegurar aos usuários de veículos do município condições de estacionar em vias públicas e garantir a livre circulação de pessoas e mercadorias, principalmente na área central”.

Imagem ilustrativa.
A medida se pauta na deficiência de vagas de estacionamento público na região central de Santa Rita do Sapucaí – MG, o que ocasiona problemas no trânsito, “estacionar um veículo na região central se tornou um desafio”.
Ainda, a gestão municipal afirma que a implantação de estacionamento rotativo é uma solução para assegurar a oferta de vagas em vias públicas e possibilita a utilização democrática do espaço nos centros urbanos, ao mesmo tempo em que apresenta melhores condições de mobilidade urbana.
A empresa responsável pela implantação e fiscalização da zona azul será licitada pela Prefeitura. De acordo com a istração municipal, a previsão é que o serviço comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.
A previsão é de que o valor cobrado por hora seja de R$ 2,00 a R$ 2,50 segundo o Secretário (Cel. Daniel Paulino de Souza), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Rodoviário e Mobilidade Urbana do Município de Santa Rita do Sapucaí – MG em entrevista a Nova Difusora FM.
https://www.instagram.com/reel/CqD5TUaL1iI/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Marcelo Marçal da Nova Difusora entrevista Cel Daniel referente a criação da ZONA AZUL no município de Santa Rita do Sapucaí MG.
O vereador Benedito Raimundo Ribeiro (Dito Veículos) – (Republicanos), justificou o seu posicionamento contrário a criação da ZONA AZUL, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Textos abaixo foram extraídos do grupo de Whatsapp *DISCUSSÕES PLANO DIRETOR* postado por Wilson Alixandrino.
“Como disse o vereador, seria interessante sabermos quais serão os Custos com a implantação, gerenciamento, fiscalização, pois ainda temos muitos problemas com MAIOR sinalização, melhoria da pavimentação, melhoria das calçadas, incluindo a sinalização para CICLISTAS e o o a movimentação dos DEFICIENTES de mobilidade (que se utilizam de cadeira de rodas).”

“Disseram que fizeram uma campanha de conscientização….. Algo que foi feito a partir de janeiro, em paralelo a divulgação do CARNAVAL municipal e concorrendo com o Bloco do Urso. Resultado, veja a quantidade de likes que recebeu um vídeo que foi divulgado na plataforma INSTAGRAM.”
“NÃO FOI UMA BOA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO e provavelmente NÃO ATINGIU A MAIORIA dos cidadãos SANTARRITENSES.”

“Assim como a instalação de uma ZONA AZUL na cidade e agora a instalação de radares, tudo exige do poder público um grande investimento necessário para arroxar ainda mais os próprios cidadãos, ao invés de outras medidas de sinalização que poderiam ser muito mais efetivas. Também tenho a percepção que tal investimento deveria estar locado em outras áreas, tais como o aumento das câmeras na cidade, que além de poderem servir para acompanhar potenciais infrações de trânsito, ainda trariam um aumento da SEGURANÇA PÚBLICA à população, diminuindo os incidentes de invasões de residências ou furto de veículos ou patrimônio particular ou público”
“No processo de pavimentação de uma cidade, há sempre o aumento da velocidade dos veículos. O plano de conscientização já deveria ter sido implementado logo após a expansão das vias pavimentadas. Se não houve algo naquele momento, que tivessem no mínimo recebido os Projetos que analisaram a sinalização de Santa Rita do Sapucaí e mostravam os pontos críticos, algo que já vinha sendo feito desde 2016, poderiam assim ter evitado muitos acidentes e até mortes.”
“O processo de cobrar INFRAÇÕES da população deve ser sempre uma última etapa de todo um percurso, antes vem a SINALIZAÇÃO COERENTE e frequente; Em seguida programa de conscientização, que a pelas escolas (com a conscientização de alunos e de pais, estes últimos que acabam dificultando a vida do transito ao pararem em via dupla para receber seus filhos na porta de uma escola), pelo comércio e pelas indústrias; Tivemos investimentos em Shows de cunho questionável na última festa do Folclore em Santa Rita do Sapucaí, onde CRIANÇAS receberam convites para ouvirem músicas de cunho sensual e até piores…
mas não ouvi falar de nenhuma PALESTRA ou semana de PALESTRAS para a CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO e se evitar mortes. Também não vi um ESPECIALISTA IR A TODAS AS RÁDIOS e divulgar os problemas que estavam ocorrendo sobre isso….
algo estranho.”
Leia mais, clicando no link abaixo no site da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí – MG
Zona Azul é aprovada com emendas e depende de regulamentação
Siga o Girando no Vale – Notícias:
Deixe um comentário