Publicado em 07 de novembro de 2024
Ao final do ano letivo muitas escolas se preparam para realizar, ou já realizaram, A Feira Cultural. É o trabalho elaborado ao longo de um ano inteiro.
Sobre a Feira Cultural , dia 09, sábado letivo referente à quinta-feira.

✍🏻 Horário de chegada: 7h30.
✍🏻 Aberta para visitação da comunidade escolar: 9h00 às 11h00.
✍🏻 Desmontar os trabalhos:
11h00 às 11h25.
🔖 Não haverá transporte para os alunos.
🔖 Haverá merenda escolar.
🔖 Os alunos devem vir uniformizados.
Agradecemos o ree das informações.
Mas, qual o sentido da Feira Cultural em uma escola?
Compartilhar as vivências, o crescimento, as superações e os talentos dos alunos!
Por isso, é imprescindível que a organização pedagógica tenha clareza da intencionalidade destas produções dos alunos, pois o objetivo de compartilhar os momentos do ano não significa colocar os alunos em “linha de produção” somente e exclusivamente para a “Feira Cultural”.
Muitas das vezes, as escolas colocam os alunos em ritmo frenético na reta final, para “produzir” trabalhos a serem expostos no evento, o que é desnecessário e até mesmo desrespeitoso, porque não é preciso ser um sacrifício!
O sentido de uma “Feira Cultural” é deixar brilhar aquilo que já foi feito e conquistado pelos alunos. Ou seja, são trabalhos realizados no decorrer do ano… Ao longo dos projetos… brincadeiras… registros… histórias… desenhos… etc, e não ações mecânicas de “marketing” e/ou projeção pontual da escola.
Planejar a exposição é muito mais complexo do que se imagina, ao mesmo tempo em que paradoxalmente é bastante simples, por uma questão: “Feira Cultural” é para mostrar as produções que foram realizadas ao longo do processo e que são um processo e não somente um fim em si própria.
O intuito é deixar brilhar aquilo que já foi feito: os progressos e os talentos!
O que a escola precisa pensar é na forma de montagem para valorizar as obras dos alunos. Aí também está o “x da questão”. A equipe deve pensar em alternativas para alavancar e agregar elementos, numa linha coerente de temas; articulando as produções com a organização do espaço escolar.
Na “Feira Cultural” também aparecem produções dos (professores)?
Claro… Eles fazem parte da turma; ou seja, compõem o “time”. Neste sentido, alguns toques e retoques para abrilhantar a exposição podem contar com os talentos dos educadores também.
Na verdade, uma “Feira Cultural” de final de ano envolve todas as pessoas da comunidade escolar. São os alunos, as famílias, educadores, corpo diretivo, equipe istrativa, e todos que fazem parte do cotidiano da instituição.
Finalizar o ano compartilhando as conquistas de todos é gratificante! São momentos de muita alegria, sorrisos, emoções, e lembranças do que amos juntos!
A culminância da nossa “Feira Cultural” deste ano de 2024 será um grande sucesso… e resultado de muita união, da participação de cada colaborador da escola, de cada aluno, e de cada família!
Agradecemos a participação de todos… Que venha 2025, cheio de novas aprendizagens!
Texto adaptado.
Acompanhe o Girando no Vale – Notícias nas Redes Sociais.
GETTR , FACEBOOK, WhatsApp, Tumblr, Instagram,
Deixe um comentário