Publicado em 20 de março de 2025
Conta de água com valores exorbitantes, erros na leitura e falhas nos hidrômetros têm sido reclamações recorrentes dos clientes da Copasa.

Uma unidade consumidora de Pouso Alegre, cidade localizada no sul de Minas Gerais, vem enfrentado um dilema e dando dor de cabeça para o consumidor.
Segundo a Copasa, essas queixas correspondem a apenas 0,04% do total de consumidores em Minas Gerais.
Reclamações sobre aumentos inexplicáveis na Conta da Copasa
Muitos consumidores da cidade de Pouso Alegre, alegam que suas contas subiram de forma inexplicável. Um cliente relatou que, em janeiro de 2025, recebeu uma fatura de R$ 3.078,85.
Segundo ele, sua casa possui apenas três moradores, sem vazamentos ou consumo excessivo. Mesmo assim, a conta veio muito acima do normal. Ele informou que o hidrômetro foi retirado para perícia, mas a Copasa afirmou que nenhuma falha foi detectada.
No entanto, sem substituição do equipamento, as cobranças voltaram ao valor padrão.
Direitos do consumidor em cobranças indevidas na Conta da Copasa
O Procon-MG explica que, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso haja uma cobrança indevida, o cliente tem direito à restituição em dobro do valor pago a mais.
Do mesmo modo, esse valor deve ser corrigido monetariamente e acrescido de juros legais. A única exceção ocorre quando a empresa comprova que o erro foi um engano justificável.
Ainda mais, para quem suspeita de erro na Conta da Copasa, é essencial agir rapidamente. O primeiro o é entrar em contato com a empresa e solicitar uma revisão da fatura.
Assim, caso a situação não seja resolvida, é possível registrar a reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br. Nesse sentido, se o problema persistir, o consumidor deve buscar apoio do Procon municipal ou acionar o Juizado Especial da sua comarca.
Acompanhe o Girando no Vale – Notícias nas Redes Sociais.
GETTR , FACEBOOK, WhatsApp, Tumblr, Instagram,
Deixe um comentário